A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS NA POLINIZAÇÃO

Em 25/02/2020
A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS NA POLINIZAÇÃO

Muito se fala sobre a polinização, ainda mais nos dias de hoje. Podemos dizer que a polinização é um serviço ambiental que promove a manutenção da biodiversidade, porém, existe uma grande parcela da população que ainda não tem conhecimento da importância que ela traz para o meio ambiente. Por esse motivo, vamos entender um pouco mais sobre a polinização e os seus benefícios.

 

O QUE É POLINIZAÇÃO

Polinização é o nome dado ao processo de transporte do pólen entre flores possibilitando a reprodução das plantas. As plantas possuem dois veículos para transmitir seus genes para a próxima geração: o pólen e o óvulo.

A polinização acontece quando o pólen, que é produzido na parte masculina da flor chega até o órgão feminino. Ela representa o processo reprodutivo dos vegetais superiores e é através desse processo que ocorre a fecundação e como resultado, a formação de frutos e sementes que darão origem a novas plantas.

 

COMO A POLINIZAÇÃO ACONTECE

A polinização pode acontecer de diferentes formas:

POLINIZAÇÃO CRUZADA – Acontece quando os grãos de pólen de uma determinada flor são transportados para a flor de outra planta.

AUTOPOLINIZAÇÃO – Acontece quando os grãos de pólen de uma flor são transportados para a mesma flor.

GEITONOGAMIA – Acontece quando os grãos de pólen de uma flor são transportados para outra flor na mesma planta.

Além das diferentes formas de polinização, as plantas possuem diferentes estratégias para garantir a polinização. Dessa forma, podemos ter:

POLINIZAÇÃO ABIÓTICA – é aquela realizada por meio do vento e da água.

POLINIZAÇÃO BIÓTICA – é aquela realizada com a ajuda e participação de animais.

 

AS ABELHAS NA POLINIZAÇÃO

Como já vimos, além de ser um serviço ambiental que permite a manutenção da biodiversidade, a polinização é essencial para a produção de diversos alimentos. Sabendo disso, é de extrema importância entendermos que a conservação dos polinizadores se faz necessária para o aumento sustentável da produtividade agrícola brasileira, já que os frutos e sementes estão na base da cadeia alimentar.

As abelhas são os principais polinizadores de muitas espécies de plantas. Enquanto visitam as flores, as abelhas entram em contato com pólen presente nas anteras. As abelhas possuem partes bucais especializadas para a coleta do pólen. Além disso, os grãos também ficam presos aos pelos que elas possuem pelo corpo. Esses grãos são transportados de uma flor para outra possibilitando a reprodução cruzada das plantas.

Os polinizadores são essenciais tanto para as plantas silvestres como para as cultivadas. Cerca de 90% das espécies de plantas silvestres dependem, pelo menos em parte, da transferência de pólen feita por animais. Na agricultura, são responsáveis pela polinização de 75% das espécies vegetais cultivadas pelo homem, e sua ausência pode diminuir a produtividade e, consequentemente, aumentar os custos de produção, trazendo prejuízos ao agricultor.

Com exceção de alimentos básicos como trigo, arroz ou milho, que são polinizados pelo vento, todos os outros alimentos ricos em micronutrientes, necessários em nossa dieta alimentar, dependem das abelhas.

Nos últimos tempos, os polinizadores, como as abelhas, estão sofrendo e sendo ameaçados com tanta interferência humana em seu habitat. Essa diminuição de polinizadores se deve a dois fatores principais: o desmatamento da vegetação nativa e o uso abusivo de agrotóxicos. Além de contribuir para a reprodução de plantas do ambiente natural as abelhas contribuem também para a reprodução de plantas de praças, jardins e cidades, polinizando, por exemplo, os pés de pitanga, mangueiras, jabuticabeiras, goiabeiras, ameixeiras etc.

A diminuição das abelhas no ambiente provocaria um enorme problema, podendo desregular o funcionamento de diferentes ecossistemas além de causar um déficit na produção alimentícia mundial. Por esse motivo, é de extrema importância e urgência entender que os polinizadores são fundamentais para a alimentação e para a qualidade de vida humana, bem como para a manutenção da biodiversidade do planeta. 

Aguarde..