MANDAÇAIA: VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE AS SUB-ESPÉCIES?

Em 25/02/2020
MANDAÇAIA: VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE AS SUB-ESPÉCIES?

A Palavra Mandaçaia tem origem indígena. Os índios, como bons observadores da natureza, sempre tinham bons nomes para dar aos vegetais, animais e objetos. No caso das abelhas Mandaçaias, eles perceberam que sempre existia uma abelha vigia, guardando a entrada da colmeia e protegendo o ninho. Por esse motivo o significado de Mandaçaia no tupi-guarani é “vigia bonito”.

 

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA MANDAÇAIA?

Seu nome cientifico é Melipona Quadrifasciata.

Esse nome foi dado devido ao fato dela possuir quatro listras amarelas brilhantes transversais em seu corpo preto. Ela é uma abelha mais robusta e pode medir entre 8 e 12 mm de comprimento.

A Mandaçaia pode ser dividida em 2 sub-espécies, o que pode gerar algumas dúvidas e por isso vamos falar um pouquinho sobre cada uma delas.

 

MELIPONA QUADRIFASCIATA QUADRIFASCIATA - MQQ

Possui quatro listras amarelas contínuas que vão de um lado ao outro ao longo do dorso. Possui como características suportar temperaturas mais baixas e climas úmidos.

 

MELIPONA QUADRIFASCIATA ANTHIDIOLOIDES - MQA

Possui quatro listras amarelas ao longo do dorso, porém, essas listras são interrompidas na parte central. Possui como características a preferência por lugares mais quentes.

 

FIQUE ATENTO!!!!

Muitas pessoas nos procuram com a seguinte dúvida:

Comprei um enxame de Mandaçaia MQA e percebi depois de um tempo que no meio do enxame surgiram abelhas com as características das listras diferentes. Porque isso acontece? Me venderam enxame errado?

É importante entender que tanto a MQQ quanto a MQA, são espécies puras, porém, existem áreas em que ambas ocorrem naturalmente. Como estão livres pelo ambiente onde encontram-se suas colmeias, pode haver o cruzamento entre essas duas sub-espécies, formando assim uma terceira, a qual damos o nome de Mestiça.

A Mandaçaia Mestiça tem sua aparência um pouco modificada fazendo com que ela tenha características de cada uma das duas espécies.

Para que não exista a possibilidade do surgimento de abelhas Mestiças, é necessário um controle rigoroso para garantir que na região só exista uma sub-espécie de Mandaçaia, ou MQQ ou MQA. O grande problema é que essa é uma missão muito difícil, pois como dito anteriormente, as abelhas estão livres pela natureza. Agora, uma coisa é certa: o fato de ser uma abelha MQQ, MQA ou Mestiça, não altera em nada a grandiosa importância que esses insetos possuem no que diz respeito a polinização e nem na qualidade na produção do mel.

 

VOCÊ SABIA!!!

As abelhas Mandaçaias são abelhas nativas brasileiras e também são conhecidas como abelhas sem ferrão. Mas na verdade, o que poucos sabem é que elas possuem ferrão, porém o mesmo é atrofiado, impossibilitando o seu uso. Sendo assim, as abelhas Mandaçaias não podem ferroar e por isso é considerada uma espécie dócil.

 

O Meliponário Ibiúna é especialista em abelhas Mandaçaias e por isso, se ainda surgirem dúvidas em relação a esse artigo, nos colocamos a disposição.

 

 

Aguarde..